Tetra Pak apresenta bomba de calor para reduzir energia na pasteurização até 77%
A Tetra Pak anuncia, em comunicado, a expansão do seu portefólio de soluções para fábricas de produção com um novo sistema integrado de bomba de calor Tetra Pak® para pasteurizadores, projetado para ajudar os produtores de alimentos e bebidas a reduzir o consumo de energia e os custos.
Segundo a mesma fonte, a pasteurização é um processo fundamental para a segurança e a qualidade dos alimentos, mas os sistemas tradicionais consomem muita energia e, geralmente, dependem de combustíveis fósseis para o aquecimento, e de refrigeradores elétricos para o arrefecimento. À medida que os produtores de alimentos e bebidas procuram melhorar a eficiência e a sustentabilidade, a otimização do consumo de energia neste processo oferece uma via para reduzir tanto os custos, como as emissões, através da recuperação e reutilização mais inteligentes do calor.
O novo sistema integrado de bomba de calor Tetra Pak® tem por base a tecnologia de pasteurização da marca e introduz uma bomba de calor elétrica de alta eficiência que recupera e reutiliza o calor do processo de pasteurização. Por cada 1 kWh de eletricidade consumida, o novo sistema pode recuperar até 2 kWh de calor que, de outra forma, seria desperdiçado, tornando-o até três vezes mais eficiente do que uma caldeira tradicional.
Ao combinar aquecimento e arrefecimento numa solução integrada, o novo sistema também otimiza o uso de energia em todo o processo de pasteurização. Ou seja, eleva a temperatura do calor residual a baixa temperatura, e gera água gelada para refrigeração. Esta dupla função permite reduzir o consumo total de energia e os custos operacionais1, e, simultaneamente, ajuda os produtores a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e a exposição aos preços voláteis da energia.
Desta forma, os produtores de alimentos e bebidas que realizam processos de pasteurização em grande escala, como a pasteurização de sumos de fruta, leite refrigerado, queijo e leite à temperatura ambiente, podem obter poupanças substanciais. Uma linha de produção de laticínios convencional, por exemplo, poderá reduzir o consumo de energia para pasteurização até 77%, o que representa uma poupança nos custos operacionais (OPEX) até 230 mil euros por ano, e uma redução nas emissões de CO2 até 650 toneladas por ano.
Nicole Uvenbeck, Director Factory Sustainable Solutions and OEM Components daTetra Pak, afirma: “Os produtores de alimentos e bebidas precisam de formas mais inteligentes de reduzir o consumo de energia sem comprometer o desempenho. O novo sistema de bomba de calor oferece até três vezes a eficiência das caldeiras convencionais, recuperando 2 kWh de calor por cada 1 kWh de eletricidade. Ao combinar uma profunda experiência em processos com uma rede global, trabalhamos em estreita colaboração com os clientes para selecionar a solução adequada e garantir uma integração perfeita nas suas operações, apoiando a transição para uma produção mais resiliente e eficiente do ponto de vista energético”.
Por sua vez, Fiona Liebehenz, Vice President Key Components, Plant Solutions and Channel Management da Tetra Pak, acrescenta: “Estamos orgulhosos de que a nossa vasta experiência no desenvolvimento de soluções de processo para a indústria de alimentos e de bebidas, associada a um forte foco na inovação, tenha resultado em mais um importante passo para a redução de custos. Juntando tecnologia avançada a um profundo conhecimento dos desafios diários enfrentados pelos produtores de alimentos e de bebidas, desenvolvemos uma solução que torna mais eficiente uma das etapas de maior consumo de energia na produção alimentar”.