Tigre dentes de sabre: um animal feroz mas “menino da mamã”
O Tigre dentes de sabre (Smilodon fatalis) foi uma espécie que habitou no Continente Americano na Era geológica do Pleistoceno, há cerca de 11 mil anos atrás.
Além de ferozes, estes felinos parecem ter tido outra característica: ser “meninos da mamã”. É o que diz um estudo da Universidade de Toronto e do Royal Ontario Museum, no Canadá.
Ao analisar os dentes e ossos de dois tigres subadultos com 2 anos, que morreram junto de outro adulto, pôde-se perceber que seriam possivelmente dois irmãos junto da própria mãe, e que dependiam da mesma para viver.
Contudo, olhando para outros felinos na mesma idade, como é o caso dos leões, os animais já são independentes. Pode-se concluir assim que estes animais tinham um cuidado parental prolongado.
David C. Evans, autor do estudo, afirma na Science “Estas coleções mundialmente famosas feitas há 60 anos atrás têm sido estudadas durante anos, mas parte da sua importância é que elas continuam a produzir novos insights sobre a vida desses animais já extintos”.