Transporte marítimo, renováveis e reciclagem enverdecem fábrica da Nike na Bélgica



A Nike anunciou a expansão do seu campus logístico europeu, situado na Bélgica, que levará a marca norte-americana a criar uma verdadeira economia circular. A gigante ligada ao vestuário desportivo garante que a fábrica belga utiliza 100% de energia renovável, transporta os produtos por água e não estradas e recicla 95% dos resíduos criados.

Anunciada na semana passada, esta é a quinta expansão desta fábrica belga: toda a energia é recolhida por fontes eólicas, solares, geotérmicas, hidroeléctricas e biomassa; ao privilegiar o transporte das encomendas pelos canais, as emissões de gases com efeito de estufa recuaram 30% – cerca de 99% das matérias-primas que chegam à fábrica através de uma rede de canais e cursos de água, poupando 14.000 viagens de camiões por ano.

De acordo com o Business Green, a Nike apostou em métodos sustentáveis para construir os armazéns da forma mais eficiente possível, reciclando também mais de 95% dos resíduos gerados do local.

“Este é o exemplo máximo [de como a sustentabilidade está embebida na estratégia de crescimento da Nike]. E permite-nos maximizar a nossa performance enquanto minimizamos a pegada carbónica”, explicou o vice-presidente das operações da cadeira de fornecimento da marca, Bert Stevens.

Em Maio, a Nike anunciou a sua visão para um “futuro de círculo fechado” – leia-se, domínio da chamada economia circular em relação às tradicionais estratégias empresariais.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...