FAO agenda reunião de emergência para 24 de Setembro
A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) agendou para o próximo dia 24 de Setembro, em Roma, uma reunião de emergência para debater o aumento do preço dos bens alimentares.
A FAO está preocupada com as consequências que este aumento poderá trazer para alguns países e tentará nessa data encontrar soluções para este tema.
Nos últimos dois meses os preços dos bens alimentares subiram 5% em todo o mundo. Recorde-se que a crise alimentar de 2008 gerou conflitos em vários países, um sentimento que paira novamente sobre a população mundial.
Como já adiantámos no Green Savers, a quebra na produção de cereais na Rússia, sobretudo devido à seca e incêndios que devastaram o país em Agosto, está a desencadear uma onda de receios quanto a uma possível ruptura de stocks em alguns países, sobretudo os que albergam populações com menos poses.
Para além dos distúrbios dos últimos dias em Moçambique, houve protestos também no Egipto e Sérvia.
Em Portugal, 2010 foi um dos piores anos de sempre na produção de cereais, tendo apenas sido asseguradas 20% das necessidades do país. Assim, dos quatro milhões de toneladas de cereais que o País consome anualmente, apenas 800 mil toneladas asseguradas.