Universidade de Lisboa e Martin Steel homenageiam Cristina Beckert na sexta-feira

O Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, o Goethe-Institut Portugal e a Sociedade de Ética Ambiental realizam na próxima sexta-feira, 15 de Maio, às 10h15, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um colóquio denominado Ética, Teoria e Prática, in memoriam de Cristina Beckert. O convidado é o filósofo alemão Martin Seel e o evento é gratuito.

“A ameaça de um ecocídio, a alteração radical das condições de vida no planeta para os seres vivos, não é uma conjectura pessimista, mas assenta em dados comprovados sobre alterações climáticas, perda da biodiversidade, entre outros. Tendo em vista superar a crise instalada que, no rasto da modernidade, promoveu a competição agressiva entre os indivíduos e entre as nações, há que pensar nos modos de promover a harmonização entre os seres humanos e entre estes e a natureza”, explica a organização do evento, apresentando-o.

A ética ambiental é um ramo da filosofia que emergiu com a consciência da crise ecológica nos anos 70 e a revelação de que, em larga medida, a sua causa era determinada por opções irresponsáveis da conduta humana. “Assim, assumindo que somos parte da natureza, a ética ambiental reflecte sobre os valores que devem orientar a acção do Homem na sua relação com a natureza, inquirindo sobre a conduta correta tendo em vista o maior bem para o ser humano e para o planeta”, continua a organização.

MARTIN SEEL (1954) – Filósofo alemão de reputação internacional. Professor e Investigador Principal na Universidade de Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt. O domínio temático da sua pesquisa e produção filosóficas incide sobre a vertente ética e estética da relação do ser humano com o mundo. Entre a sua vasta obra, referem-se: Uma estética da natureza (Eine Ästhetik der Natur). Suhrkamp, Frankfurt am Main 1991. Estudos ético-estéticos (Ethisch-ästhetische Studien). Suhrkamp, Frankfurt am Main 1996.

CRISTINA BECKERT (1956-2014) – Filósofa e Professora da Universidade de Lisboa cuja obra se centra na temática ética nas suas diferentes modalidades desde Subjectividade e diacronia no pensamento de E. Levinas. C.F.U.L, 1998 até Ética – Teoria e Prática. CFUL, 2013. Pioneira em Portugal do desenvolvimento da ética ambiental e da ética animal foi fundadora e Presidente (2001-2006) da Sociedade de Ética Ambiental (SEA).

Foto: Micolo J / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...