Viana do Castelo lança concurso de mais de 1 ME ampliação de redes de água e saneamento



O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou ontem a abertura de um concurso público, pelo valor base de 1,044.932,94 euros para ampliar as redes de abastecimento de água e saneamento de duas freguesias.

De acordo com a proposta hoje aprovada por unanimidade em reunião ordinária do executivo municipal, a empreitada está dividida em dois lotes, sendo que o primeiro, no valor 637.295,94 euros mais IVA, prevê a ampliação da rede de drenagem de águas residuais e a reabilitação da rede de abastecimento de água em São Romão do Neiva.

O mesmo tipo de intervenção está previsto no lote dois, em Subportela, que vai a concurso pelo preço base de 407.637,00 euros, mais IVA.

Em São Romão do Neiva o projeto prevê “a ampliação de redes de saneamento em 2,074 metros lineares, para servir cerca de 70 habitações”.

“Também está previsto reabilitar a rede de abastecimento de água, nesta zona, que irá beneficiar 27 habitações, projeto desenvolvido pela Águas do Alto Minho (AdAM)”, lê-se na proposta hoje aprovada.

Em Subportela, “a rede de saneamento vai ser ampliada em 1.195 metros lineares, para servir cerca de 33 habitações”, estando ainda “previsto reabilitar a rede de abastecimento de água, nesta zona, que irá beneficiar 12 habitações, um projeto também elaborado pela AdAM”.

Segundo a autarquia, “neste momento, a cobertura da rede de saneamento no concelho é de 80%”, tendo o “município o objetivo de alcançar os 85%”.

O executivo municipal adjudicou ainda, por unanimidade, a empreitada de ampliação da rede de drenagem de águas residuais nas freguesias de Alvarães e Vila Fria, num investimento de 1.096.636 euros, mais IVA e com um prazo de execução de 420 dias.

Na freguesia de Castelo de Neiva, a empreitada de ampliação da rede drenagem de águas residuais agora adjudicada representa um investimento de 291.140 euros e tem um prazo de execução de 240 dias.

O executivo municipal decidiu, por unanimidade, não adjudicar o concurso público para a construção de uma unidade de pernoita para pessoas em situação de sem-abrigo, por ter fechado deserto.

Em abril, o executivo municipal tinha aprovado, por maioria, a abertura do concurso público para a construção daquele equipamento pelo preço base de 1,998.028,45 euros, mais IVA.

De acordo com o projeto, a que a agência Lusa teve acesso, o Centro de Alojamento Temporário — Unidade de Pernoita de Viana do Castelo vai ser criado na rua dos estaleiros navais, na freguesia de Monserrate, terá 10 quartos com capacidade máxima de 20 utentes.

O novo espaço vai ser criado no edifício que funcionou como picadeiro do Batalhão de Cavalaria 9 do Exército.

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, atribuir um apoio de 285 mil euros à Associação VianaFestas – Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo para a realização de três eventos integrados na programação cultural do concelho.

Para o Mercado dos Descobrimentos o apoio é de 40 mil euros, para o XXVII Festival Internacional de Folclore do Alto Minho 45 mil e, numa primeira fase, o executivo municipal vai atribuir 200 mil euros para a edição 2025 da Festas de Nossa Senhora da Agonia.

A autarquia aprovou também apoios no total de 600 mil euros para a realização de 69 festas e romarias do concelho.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...