Vídeo de Donald Trump Jr. a caçar em zona protegida causa indignação em Itália
Um vídeo de Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente dos EUA, a caçar aves na lagoa de Veneza, uma zona protegida, está a causar indignação em Itália e já chegou ao parlamento italiano.
As imagens do filho de Trump a disparar sobre aves numa zona protegida da famosa lagoa veneziana com um grupo de amigos, publicadas num ‘site’ americano, já foram alvo de críticas no conselho regional do Veneto, cuja capital é Veneza, por parte do deputado regional Andrea Zanoni, da Green Europe.
Zanoni denunciou que as cenas em que Donald Trump Jr. aparece a “disparar sobre vários patos” foram “provavelmente filmadas recentemente em Valle Pirimpie, na Campagna Lupia”, que é “uma área protegida pelas regulamentações europeias e faz parte da UE Natura 2000, como uma Área Especial de Conservação”.
O deputado salienta ainda que no vídeo vê-se o filho de Trump “a descrever os patos abatidos, entre os quais se pode ver um pato Casarca, um animal muito raro em toda a Europa.
“Esta é uma espécie protegida em toda a Europa pela Diretiva Aves da UE e, claro, pela lei italiana, que no seu artigo 30.º sanciona o seu ‘abate’”, segundo o deputado.
Zanoni lembrou também que a caça é proibida a não residentes em Itália.
Em dezembro, Donald Trump Jr. estava em Veneza de férias com a sua nova companheira e um grupo de amigos e participou numa caçada na lagoa, segundo os meios de comunicação locais.
A polémica chegou também ao parlamento italiano, a pedido da Aliança da Esquerda Verde (AVS).
“Pedimos ao ministro do Ambiente, Pichetto Fratin, que explique o que aconteceu, uma vez que a matança de espécies protegidas é um crime”, afirmou a deputada da AVS, Luana Zanella.