Vinho biológico da Sogevinus ganha Ouro no “International Organic Awards”

São Luiz Biológico Tinto 2021, o primeiro vinho biológico com assinatura da marca São Luiz apresentado recentemente pela Sogevinus Fine Wines, acaba de ganhar a medalha de ouro no “International Organic Awards”.
Com este lançamento, a marca “materializa um sonho alimentado há vários anos, de dar vida a um vinho biológico, e que espelha os valores da marca São Luiz”, sublinha em comunicado.
Segundo a mesma fonte, em toda a sua cadeia de valor – da vinha ao vinho, a Sogevinus “tem vindo nos últimos anos a traçar de forma consistente o seu caminho na preservação do Ambiente”. A Quinta de S. Luiz “foi pioneira na utilização de um método inovador, que reduz drasticamente a utilização de pesticidas e outras substâncias poluentes na vinha, não utilizando inseticidas desde 2013”.
Na Quinta de São Luiz, a reconstrução dos muros que sustentam os terraços das vinhas evitando a erosão dos solos, assim como a manutenção de outras culturas para além da vinha, onde predominam os arbustos mediterrâneos, “garantem a preservação do habitat de uma grande variedade de animais selvagens, zelando por uma maior biodiversidade na região”. “Estas medidas, em conjunto com a reconversão da vinha e a replantação de castas minoritárias, são alguns dos exemplos do compromisso da empresa com a sustentabilidade, que a certificação pela SATIVA com o selo de Produção Integrada, apenas vem reforçar”, garante a marca.
Segundo a mesma fonte, o lançamento do São Luiz Biológico Colheita Tinto “é mais um passo estratégico neste percurso, que visa reforçar o empenho da empresa e da marca na procura de um futuro mais sustentável”. O novo vinho, distingue-se pela sua cor vibrante, onde sobressaem os aromas florais da Touriga Nacional e notas de bosque. O São Luiz Biológico Colheita Tinto apresenta ainda notas subtis de pimenta preta e, na boca, é elegante e fresco, com taninos finos e persistentes, que o tornam ideal para acompanhar carnes vermelhas, carnes de caça e queijos. Recomenda-se que seja servido a uma temperatura entre 16º e 18ºC.
“Este é o primeiro vinho biológico da marca, que ao combinar três das castas que melhor representam a nossa região, a Touriga Nacional, a Touriga Franca e a Tinta Roriz, que provêm de uvas de produção biológica certificada, dão corpo a um vinho biológico que surpreende pela sua frescura e caráter floral”, diz Ricardo Macedo, enólogo da Sogevinus, citado em comunicado.
Em termos de vinificação, este vinho, desenvolveu-se com desengace total e esmagamento. A sua fermentação alcoólica decorreu em cubas de inox durante 12 dias, a temperaturas entre os 23º e os 25º, seguida de uma maceração peculiar por mais de cinco dias. A fermentação maloláctica do São Luiz Biológico Tinto também foi feita em cubas de inox, sendo que parte do envelhecimento decorreu em barricas de carvalho francês de 300 litros, explica o comunicado.
A Sogevinus foi mais longe no lançamento do primeiro vinho biológico da marca São Luiz, elevando a sustentabilidade também ao packaging, considerando para este vinho uma embalagem eco-friendly, com caixa de transporte composta por 75% de cartão reciclado, uma garrafa 30% mais leve do que as que se encontram habitualmente no mercado, e ainda uma cápsula PET 100% reciclável, de acordo com as práticas sustentáveis da empresa, conclui a mesma fonte.