Zoo Santo Inácio celebra primeira Hiena Malhada a nascer em Portugal

O Zoo Santo Inácio acaba de celebrar o nascimento de um novo habitante: uma Hiena Malhada. Esta é a primeira vez que o Zoo vê nascer um membro desta espécie que, em Portugal, só pode ser observada neste parque zoológico. Após quatro meses de gestação, e nos primeiros dias esteve recolhida com a sua mãe, a Buyah, para receber os primeiros cuidados maternos.
Atualmente, o pai, Dave, já está junto com a mãe e a filha, podendo a família toda ser observada pelos visitantes.
As Hienas Malhadas são uma espécie cuja população, apesar de ainda não estar em risco de extinção, tem vindo a diminuir pelo aumento das caças em África e pelas mortes por envenenamento em zonas não protegidas.
A espécie pertence ao Programa Europeu de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP) e, com este nascimento, o maior e mais verde Zoo do Norte do país dá mais um passo na sua missão: a Conversação das espécies de animais através de um nascimento de uma nova linhagem genética, garantindo a diversificação da espécie.
As Hienas Malhadas são cor de areia, amarelas ou cinzentas e apresentam manchas pretas espalhadas por quase todo o seu corpo. Os bebés nascem com o pelo de cor uniforme preto e tornam-se independentes a partir de um ano de idade.
O Zoo de Santo Inácio abriu portas em 2000, com o objetivo de aproximar a comunidade da Natureza e da Vida Selvagem, alertando para a crescente importância da Conservação das Espécies da Fauna e da Flora de todo o mundo.
Em 2004 tornou-se membro da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), em 2006 foi fundador da Associação Portuguesa de Zoos e Aquários (APZA) e é um dos poucos Zoos nacionais que, em parceira com a EAZA, participa em Programas Europeus de Preservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (EEP). No ano de 2014, o Zoo Santo Inácio passou a integrar o Grupo Thoiry.
O Zoo Santo Inácio alberga cerca de 600 animais de 200 espécies, tendo já favorecido o nascimento de mais de 150 crias integradas nos programas de Preservação EEP.
A proteção da vida selvagem e o bem-estar dos animais são a principal preocupação do Zoo Santo Inácio. Todas as espécies acolhidas pelo Zoo habitam em verdes e amplos ambientes, concebidos de forma a recriar os habitats de origem, proporcionando-lhes as melhores condições de conforto para que se possam manter saudáveis e manter os instintos animais