“Diz não ao desperdício com o Simão” é o novo livro infantil contra o desperdício alimentar



O desperdício alimentar é um problema que se está a tentar combater a nível mundial, em prol de um futuro mais sustentável. A sensibilização das gerações mais novas pode ser a solução-chave para garantir que este se soluciona, e que novos hábitos positivos para o ambiente são adquiridos.

É neste contexto que surge o novo livro “Diz não ao desperdício com o Simão”, de Eunice Maia, co-fundadora da loja Maria Granel. Direcionada para crianças dos 4 aos 12 anos, a obra apresenta ao leitor uma série de práticas que o Simão e a sua família adotam diariamente na sua casa, nomeadamente, o armazenamento das ervas aromáticas num recipiente com água, e a conservação da alface e dos espinafres em panos húmidos, no interior de recipientes fechados. Além de dar dicas, o livro explica também conceitos como a compostagem e receitas anti-desperdício.

“O Simão nasce como protagonista deste livro para nos mostrar, com a sua imaginação prodigiosa e com a sua determinação otimista, como podemos, em família, a partir das nossas casas e das nossas cozinhas, adotar pequeninos gestos de mudança com impacto”, afirma Eunice Maia.

O processo ilustrativo teve também em conta esta temática, tendo sido projetado numa lógica de reaproveitamento e de redução de desperdício – inspirado na técnica de “collage” da artista Laura Morais. Alguns materiais escolhidos, como um saco do pão (camisola do pai) e as cascas de ovo (cabelo da avó), foram digitalizados de maneira a terem uma segunda vida.

O livro “Diz não ao desperdício com o Simão” tem um preço recomendado de 10 euros e pode ser comprado nas lojas físicas Maria Granel, em Lisboa, na loja online e no site da Editora Betweien.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...