28ª edição do Cine Eco tem 70 filmes a concurso



A 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela regressa a Seia de 8 a 15 de outubro. São 70 os filmes incluídos na Seleção Oficial do Cine Eco 2022, dividindo-se as obras pela Competição Internacional de Longas-Metragens, Competição Internacional de Curtas Metragens, Competição de Longas-Metragens em Língua Portuguesa, Competição de Curtas Metragens em Língua Portuguesa, Competição de Séries e Reportagens Televisivas e Competição Panorama Regional.

Os filmes abordam temáticas tão pertinentes como polémicas, fazendo deste “um evento de charneira para a divulgação das mais recentes produções documentais sobre os mais prementes desafios ambientais e societais, mas também como um importante espaço de debate e contacto com realidades que imaginávamos pertencer apenas à dimensão das distopias”, afirma a Organização.

Mais de 25 países estão representados na edição deste ano, sendo Portugal, França, Espanha e Alemanha, os que têm maior número de trabalhos a concurso. Novas ‘pandemias’, doenças emergentes, fraudes alimentares, pecuária sustentável, luta de povos nativos, são algumas das temáticas abordadas.

Na Competição Internacional de Longas-Metragens figuram 11 documentários. Será possível ver o filme sensação da edição deste ano do Festival de Cannes, a adaptação moderna do clássico de Robert Bresson, “Au Hasard Balthazar”, no filme “EO”, do veterano realizador polaco Jerzy Skolimowski. Do coração da Papua Nova Guiné chega também o filme de Céline Rouzet sobre “tribos locais presas entre rivalidades de clãs, políticos corruptos e multinacionais aparentemente cínicas” em “140 Km à L’ouest du Paradis”.

Na Competição Internacional de Curtas Metragens participam 26 documentários e filmes de ficção de vários países como Irão, Senegal, Chile, Rússia, Austrália, Sérvia, Cuba e vários países europeus. A categoria Séries e Reportagens Televisivas integra 11 trabalhos que versam sobre temáticas tão diversas como a agricultura intensiva, fraude alimentar, novas oportunidades da agricultura sustentável, educação ecológica subaquática, o degelo, o papel das abelhas. Na Competição de Longas-Metragens em Língua Portuguesa figuram 4 películas de Portugal e Brasil, e na Competição de Curtas Metragens em Língua Portuguesa concorrem 13 filmes. Quanto à Competição Panorama Regional, estão a concurso 5 trabalhos.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.