40% dos desempregados mundiais têm menos de 24 anos



Cerca de 40% de todos os desempregados mundiais, mais de 80 milhões de pessoas, têm entre 15 e 24 anos, de acordo com a Conferência para Crianças e Jovens que está a ser promovida pela UNEP (Programa Ambiental das Nações Unidas) em Bandung, na Indonésia.

De acordo com este programa, cerca de 36 milhões destes jovens desempregados vivem na Ásia e na região do Pacifico. “É urgente encurtar a distância de qualificações entre os jovens através de formação e melhoria da educação dos mais pobres. Esta será a chave para termos uma economia verde global”, explicou a UNEP.

O encontro, onde participam 1.400 jovens, está a promover os chamados empregos verdes – bons para o ambiente e para o negócio. Estes empregos serão fundamentais para conseguir um desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza para aumentar o crescimento em sectores como a agricultura sustentável e energias renováveis, que fazem parte dos chamados MDG (Objectivos de Desenvolvimento do Milénio).

Segundo a conferência – que decorre até sábado – um dos países que poderá ser, a curto prazo, um modelo de desenvolvimento sustentável que inclui os empregos verdes para os jovens, é a Indonésia.

“Na Indonésia, queremos avançar para uma estratégia de desenvolvimento de competências e qualificações verdes. Vamos lançar um programa descentralizado de aprendizagem em empregos verdes para jovens e tomar medidas para apadrinhar o empreendedorismo e auto-emprego no sector do ambiente”, explicou a International Labour Organization (ILO), que está a trabalhar neste projecto.

Esta iniciativa tem como pano de fundo uma pesquisa da UNEP que indica que, embora os empregos nas indústrias de altas emissões de CO2 – ou sectores insustentáveis – possam ser perdidos na sua transição para a economia verde, há milhões de novos empregos verdes que serão catalizados pelo apoio à agricultura sustentável, construção, energia, florestas, turismo, transportes e sectores da gestão de resíduos e reciclagem.

“Da Ásia ao Médio Oriente e Europa, passando pela América do Norte e América Latina, o tema do emprego jovem está a emergir como um desafio à economia global e estabilidade social. Tanto em países como nas comunidades. Alguns governos estão agora a apostar nos empregos verdes para os jovens, desenvolvendo estratégias apoiadas nas iniciativas de empreendedorismo, educação e novas competências”, explicou o subsecretário-geral das Nações Unidas e director-executivo do UNEP, Achim Steiner.

Steiner disse ainda que a cimeira Rio+20, que se realizará no próximo ano, vai representar uma oportunidade central para adoptar políticas mais abrangentes e instrumentos mais inteligentes para acelerar estas transições.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...