Os gatos pretos dão azar? Conheça as mentiras mais comuns sobre estes pequenos felinos

Há cinco mentiras típicas sobre gatos pretos, a maioria destas ligadas à superstição. E como o ser humano não pode viver sem mitos, lendas, rumores e superstições, a verdade é que, no mundo animal, quem paga são os gatos pretos.

Estes pequenos felinos não são portadores de má sorte nem sequer são maus. Eles são gatos normais com variantes genéticas específicas que resultam numa pelagem escura.

Fizemos um agregador das cinco mentiras típicas sobre estes gatos para que possa estar mais esclarecido e informado.

Mentira: os gatos pretos não são fotogénicos

Verdade: os gatos pretos podem ser protagonistas de grandes fotos, contudo convém colocá-los em ambientes mais claros para gerar contraste. Normalmente têm olhos amarelados, o que lhes confere um charme muito distinto.

Mentira: ninguém vai adotar um gato preto

Verdade: os genes pretos são dominantes, pelo que há cada vez mais gatos pretos na população e, por isso, mais gatos pretos vão para os abrigos. A taxa de adoção de gatos pretos é maior que a média, de acordo com dados recentes da ASPCA (Associação Americana para a Prevenção da Crueldade dos Animais)

Mentira: os gatos pretos não deveriam estar para adoção nos fins de Outubro

Verdade: os gatos pretos não têm uma probabilidade maior de serem sacrificados no Halloween do que outro tipo de gatos. São superstições e crenças que vêm perdendo projeção, apesar destes felinos serem muito associados a esta época festiva.

Mentira: os gatos pretos dão azar

Verdade: os gatos pretos são senhores da sua própria sorte. Assim como nós. Há muita superstição em relação a felinos pretos, contudo estes animais não têm nenhuma probabilidade de dar mais azar ou sorte do que os demais felinos, ou outro tipo de animais. São muitas vezes associados a sustos e “azares”, pois em ambientes escuros é mais provável que não demos pela sua presença, e possamos ter ações desconcertadas quando nos cruzamos com eles.

Mentira: os gatos pretos são maus

Verdade: Os gatos são comportamentais, se estiverem encurralados têm uma maior probabilidade de atacar. Caso tenham pontos de fuga optam por fugir. Como todos os animais domésticos são moldados conforme o seu ambiente, quanto mais hostil for, maior probabilidade de se tornarem agressivos. E isto é válido para todos os felinos, independentemente da cor. Não há nenhum dado cientifico que associe a “maldade” à cor do gato.

Notícias relacionadas
1 comentário
  1. Pedro F. Diz

    adoro gatos….
    costumo acompanhar o green savers desde há muito, por isso não poderia deixar de dizer que é pior artigo que já vi aqui. pessimo mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.