5 mitos e factos sobre a soja



Para muitos vegetarianos e vegan, a soja faz parte da alimentação diária, substituindo a carne como fonte de proteínas. Para outros, que são intolerantes à lactose, os produtos à base de soja, como o leite e a manteiga, são uma alternativa.

Lentamente, este grão foi integrando as dietas ocidentais, mas muitos mitos acerca deste alimento persistem. A soja é saudável para os homens? Qual a ligação entre a soja e cancro da mama? Conheça os mitos e verdades sobre este grão, segundo o portal o Meu Bem Estar.

Mito: a soja não é uma boa fonte de proteínas.

Facto: a soja é uma proteína completa, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais ao funcionamento do corpo humano e que apenas podem ser extraídos dos alimentos, já que o corpo não os produz. Uma taça de soja cozinhada contém 22 gramas de proteína, quase tanto como um bife de vaca. O tofu, no entanto, possui menos proteínas que a soja.

Mito: produtos à base de soja que imitam a carne são nutritivos porque são vegetarianos

Facto: dar consistência a algo que tem como origem a soja em qualquer coisa como um nugget de frango, uma salsicha ou um peito de peru requer grandes quantidades de processamento, o que se traduz em listas de ingredientes intermináveis. Muitos destes ingredientes são ricos em sódio e gordura, que são adicionados para dar sabor. Como tal, estes produtos não são tão saudáveis quanto aparentam.

Mito: a soja provoca cancro da mama

Facto: alguns tipos de cancro de mama desenvolvem-se na presença de estrogénio. A soja, possui na sua composição isoflavona, cuja estrutura química é semelhante ao estrogénio e actua de maneira semelhante, refere o Huffington Post. Contudo, não existe ligação directa entre o consumo de soja e o desenvolvimento de cancro da mama. Estudos feitos em humanos revelaram que não existe ligação entre a soja e cancro da mama, quer na sua promoção quer na sua redução.

Mito: se não gosta de tofu, os suplementos de proteína de soja são uma boa alternativa

Facto: devido às implicações para a saúde provocadas pelos suplementos de soja e que foram revelados por alguns estudos, a maioria dos especialistas desaconselha que a dieta normal seja suplementada com derivados de soja, até que mais estudos sejam feitos. A curto-prazo pode ser seguro, mas a longo-prazo, o uso das isoflavonas de soja ainda não está cientificamente comprovado como benéfico. Se quer tirar partido das propriedades nutricionais da soja, o melhor é mesmo comer soja natural e não recorrer a suplementos à base do grão.

Mito: os homens não devem comer soja

Facto: o facto de soja possuir componentes semelhantes aos estrogénios tem causado alguma preocupação de que os produtos de soja possam diminuir os níveis de testosterona nos homens. Contudo, estudos clínicos não comprovam este receio. Na verdade, os homens podem beneficiar do consumo de soja, já que o grão parece diminuir o risco de cancro da próstata.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...