Índia: população de leões asiáticos está a aumentar



Um nova contabilização do número de leões asiáticos, que vivem em território indiano, revela que a população destes animais ameaçados aumentou nos últimos cinco anos. De acordo com os novos números existem agora 523 leões na província de Gujarat – mais 27% que na última contagem efectuada, em 2010.

O leão asiático é um primo do leão africano, ligeiramente mais pequeno e com pequenas manchas na pelagem. Actualmente, pode ser apenas encontrado no Parque Nacional de Gir, na província de Gujarart – o seu último reduto natural.

A contagem foi efectuada durante cinco dias, no início do mês, ao longo de 20.000 quilómetros quadrados de área protegida e floresta envolvente. A contabilização revelou 109 leões, 201 leoas e 213 crias, escreve o Guardian. A avaliação feita em 2010 dava conta de 411 leões e a de 2005 de apenas 359.

Para evitar contagens repetidas, uma equipa de peritos e investigadores das principais universidades indianas utilizaram métodos de observação directa, fotografias e tecnologia GPS.

Para as organizações conservacionistas o aumento do número destes animais é uma grande vitória e fruto dos esforços de conservação da espécie. Mas ainda há muitos desafios que os leões asiáticos terão de enfrentar antes de alcançar uma população estável. “São boas notícias para a frente de conservação mas populações maiores em áreas maiores são sinónimo de um maior desafio no que toca à gestão de território e resolução de conflitos entre animais e humanos”, indica o director da World Wide Fund for Natura da Índia, Diwakar Sharma, cita o jornal britânico.

Foto: shailee93 / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...