Derrame de petróleo nas praias da Califórnia: as imagens que correm mundo (com FOTOS)
O Governador do estado da Califórnia, Jerry Brown, declarou ontem o estado de emergência em Santa Bárbara, devido à ruptura de um oleoduto que derramou 400.000 litros de petróleo nas suas praias na terça-feira.
Segundo informou a guarda costeira, as limpezas podem durar meses – só ontem, mais de 300 agentes da guarda e centenas de voluntários trabalharam durante todo o dia, em 18 barcos, para tentar controlar a mancha e limpar as extensas zonas de terra e Oceano afectadas no parque estatal Refugio State Beach.
“A limpeza não vai acabar de um dia para o outro. Dentro de uma ou duas semanas veremos o o nosso progresso, mas estas coisas podem prolongar-se durante meses”, explicou Jennifer Williams, da guarda costeira.
Durante todo o dia, os meios de comunicação – como o Mashable – mostraram imagens de leões-marinhos, pelicanos e outros animais cobertos de petróleo, vivos ou mortos.
As causas para a ruptura de um oleoduto da empresa Plains All American Pipeline, com sede no Texas, ainda estão a ser investigadas.
[nggallery id=1859 template=greensavers]