IUCN: 40% dos tubarões e raias europeias enfrentam risco de extinção
Cerca de 40% dos tubarões e raias que habitam em águas europeias estão ameaçados de extinção. A conclusão é da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, sigla em inglês), que elaborou uma primeira lista vermelha para as 1.220 espécies marinhas europeias.
Da análise feita às espécies, 7,5% da biodiversidade marinha do continente enfrenta risco de extinção – percentagem que aumenta para 10% quando se considera as espécies quase ameaçadas. Das espécies que se conseguiu avaliar, a IUCN concluiu ainda que quase um terço das populações está em declínio.
A nova lista da IUCN foi divulgada na mesma altura em que o Banco Mundial alertou para os custos económicos da pesca excessiva e a Assembleia Geral das Nações Unidas concordou com a necessidade de um novo tratado para proteger a vida marinha.
“É alarmante que muitas espécies comercialmente e ecologicamente importantes continuem a estar em risco na Europa”, afirmou o presidente da comissão para a sobrevivência de espécies da IUCN, Simon Stuart, cita o Guardian. “É necessário agir rapidamente para reduzir a pesca intencional e acidental de espécies ameaçadas”, sublinhou.
A principal causa identificada pela IUCN para a redução da biodiversidade marinha foi a pesca excessiva, seguida pela pesca acidental, desenvolvimento costeiro e poluição.
Foto: tibpet / Creative Commons