China: quatro casas de deixaram de resistir ao crescimento económico (com FOTOS)
Conhecidas como “nail houses” ou “dingzihu” – porque são tão difíceis de remover quanto os pregos (nail, em inglês) – estas aberrações urbanas são comuns na China, crescendo com o próprio desenvolvimento económico e urbano do país.
No entanto, quatro das mais famosas casas-prego já não existem – pode ver o antes e o depois na nossa fotogaleria.
Estas casas são o símbolo da resistência chinesa ao crescimento económico. Há muito que milhares de casas são demolidas, todos os danos, no país asiático, dando lugar a novos empreendimentos, estradas e outras infra-estruturas do progresso e obrigando milhões de pessoas a migrarem para novas aldeias, vilas ou cidades.
Porém, há quem não aceite sair da sua casa de sempre sem uma indemnização adequada, e assim surgiram as “casas-prego”. Este fenómeno levou inclusive a que, nos últimos anos, tenha sido aprovada legislação para proteger os proprietários que estão nesta situação… incómoda.
Ainda assim, nem sempre as autoridades locais seguem esta legislação, de acordo com o Daily Mail, o que leva muitos dos proprietários a aceitar as compensações financeiras para deixar a sua casa.
[nggallery id=1993 template=greensavers]