Angola contribui com 5 milhões para minimizar crise humanitária no Corno de África



Angola vai contribuir com 5 milhões de dólares (3,4 milhões de euros, R$8 milhões) para minimizar a crise humanitária que se vive na região do Corno de África, sobretudo na Somália.

A doação será feita hoje, numa conferência organizada pela União Africana (UA) para esse efeito. “Angola vai anunciar uma ajuda de 5 milhões de euros de apoio à situação humanitária na Somália, ajuda essa que vai ser uma boa parte em dinheiro e outra em bens”, explicou o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoty. Este encontro realiza-se em Adis-Abeba, na Etiópia.

A crise humanitária que se regista na zona do Corno de África foi também o assunto que levou a Luanda o alto representante do presidente da comissão da UA, Jerry Rawlings, para uma reunião com o presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

No final do encontro, Rawlings mostrou-se satisfeito pela disponibilidade de Angola em ajudar a superar aquela crise, que já afectou mais de 12 milhões pessoas, fez 800 mil refugiados e 1,4 milhões de deslocados.

“Foi uma atitude bastante promissora”, afirmou Jerry Rawlings, fazendo referência ao presidente angolano, que defende a necessidade de se encontrarem soluções a médio e longo prazo, “para que situações do género não se venham a repetir”.

Para além de Angola, também Argélia e Sudão já anunciaram que vão ajudar financeiramente aquela região.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...