Caldas da Rainha: carros mal estacionados recebem balões e autocolantes
Alunos das escolas das Caldas da Rainha entregaram, na semana passada, balões e autocolantes aos condutores que estacionavam os carros em locais proibidos, em cima dos passeios, passadeiras, espaços reservados a deficientes, cargas e descargas, cruzamentos, em frente aos contentores do lixo, entradas de garagens ou zonas que dificultassem a mobilidade dos peões.
“Esta é apenas uma sessão de sensibilização sem multas, para incutir nas pessoas o dever cívico”, alertou uma das responsáveis da campanha, Maria Júlia, que apontou que, na cidade, se verificava um “elevado incumprimento por parte das pessoas em relação ao estacionamento, dificultando a passagem dos peões”. Hoje em dia, verifica-se uma “melhoria em relação há um ano, com mais lugares para cargas e descargas, o que nos leva a concluir que esta acção foi um sucesso”.
Maria Júlia também alertou para a necessidade de maior sinalização para a “existência de parques subterrâneos com uma hora gratuita”. A presidente do Conselho da Cidade agradeceu a presença de professores e alunos das escolas da cidade que se interessaram e se disponibilizaram para participar nesta acção cívica, assim como a colaboração da PSP das Caldas, que acompanhou os alunos e ajudou a identificar as situações de estacionamento abusivo.
A campanha de sensibilização para o estacionamento indevido e comportamentos rodoviários abusivos decorreu em vários pontos da cidade, decorreu durante dois dias e foi uma das vencedoras do Orçamento Participativo de 2013.
Segundo o Jornal da Caldas, a campanha foi adiada dois anos devido às obras de regeneração urbana da cidade, tendo apenas agora sido efectivada em colaboração com os alunos das escolas D. João II, EBI Santo Onofre e Centro Especial Rainha D.Leonor (CEERDL).
[nggallery id=2371 template=greensavers]