Maior ponte de gelo do mundo será construída na Finlândia



Uma equipa de estudantes e voluntários está a construir uma ponte a partir de gelo que, acreditam, é suficientemente forte para aguentar a passagem de um ou vários carros. O primeiro grupo de investigadores deverá viajar para a Finlândia na próxima semana e irá garantir que, assim que completada, a ponte será a maior do mundo feita a partir de gelo.

O projecto internacional será liderado pela Eindhoven University of Technology (TU/e), baseia-se num desenho de 1502 de Leonardo da Vinci e é o terceiro empreendido pelo seu departamento de Built Environment. Antes, este departamento tinha já construído os maiores iglus de gelo do mundo.

Construído na cidade de Juuka, o projecto obrigará a um trabalho contínuo de 24 horas por dia, sete dias por semana em condições descritas como “severas”. Parar o trabalho, nem que seja por alguns minutos, será impensável, uma vez que o equipamento poderá congelar com as baixas temperaturas.

A construção irá utilizar um material, denominado pykrete, que inclui uma mistura de água com fibra de papel. Uma vez congelado, esta mistura poderá ser até três vezes mais forte que o gelo normal e 10 vezes mais grossa. Ela é espalhada num molde em camadas e, uma vez completo o processo, o molde é retirado por baixo.

De acordo com Gizmag, serão utilizadas 900 toneladas de pykrete para construir a ponte, que terá cinco metros de largura e 65 metros de comprimento. Para demostrar a sua viabilidade e segurança, um carro de duas toneladas atravessará a estrutura.

Cerca de 150 estudantes e voluntários irão trabalhar no projecto de 28 de Dezembro a 13 de Fevereiro, data prevista para a conclusão da ponte.

[nggallery id=2573 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...