Marca britânica vai obrigar modelos a comerem durante sessões fotográficas
A marca britânica Rose & Willard vai obrigar as modelos, contratualmente, a comprometerem-se a comer diante dos profissionais presentes nas sessões fotográficas, depois de uma modelo ter sido mandada para casa por ter “começado a delirar” logo após se ter recusado a comer.
“Decidimos incluir uma cláusula não-negociável, [nos contratos] com a agência de modelos, que afirma que a modelo tem de comer uma refeição na nossa presença”, escreveu a fundadora da Rose & Willard, Heidy Rehman, num blog do Huffington Post.
“Não permitiremos que ela coma um pedaço minúsculo [de um alimento] ou sugira comer mais tarde. A consequência será não pagarmos [pelo serviço]: nem à modelo nem à agência”, explicou.
Rehmam admitiu que esta era uma espécie de “babysitting”, mas a marca tinha a responsabilidade de “proteger estas mulheres jovens de uma indústria que, acreditamos, as pode deixar expostas e coloca-as numa [grande] pressão para ficarem esfomeadas e colocarem em risco a sua saúde e bem-estar”.
Contactado pelo Mashable, um porta-voz da Rose & Willard explicou que as medidas não eram “draconianas”. “Não temos intenção de forçar ninguém a comer. As modelos que fotografarem connosco serão convidadas e juntar-se num almoço informar e amigável. Somos uma pequena equipa e, durante as sessões, fazemos sempre uma refeição relaxada juntos”, revelou.
“A modelo, como acontece sempre, será convidada para se juntar. Pode comer uma refeição pequena, simples ou uma pizza. Qualquer coisa. Por outro lado, pode escolher também não assinar contrato nem voltar a trabalhar connosco”.
Foto: Hans Vink / Creative Commons