Paris: centro financeiro vai ter um oásis coberto de verde (com FOTOS)
O maior bairro financeiro de Paris, La Défense, terá em breve um oásis de verdura, uma ideia do estúdio de design Stephane Malka que vai substituir uma ponte abandonada do rio Sena. Designado de OxyGen, o oásis terá um gigantesco telhado verde, vários jardins interiores e exteriores e uma zona de restaurantes. A estrutura terá também uma série de quiosques pré-fabricados e montados no local – como é típico do ateliê Stephane Malka –, para reduzir os níveis de poluição sonora e atmosférica no local.
Localizado entre a linha de comboio e as margens de Neuilly sur Seine, a estrutura de 1.500 metros quadrados será instalada numa área elevada e visível de toda a cidade. De forma semi-circular, o oásis será uma espécie de porta de entrada para o bairro e local de encontro perto da avenida Le Grand Parvis. “Isto vai transformar La Defense e misturar a arquitectura com a paisagem. Será um novo recreio para La Defense e Paris”, explicaram os arquitectos, citados pelo Inhabitat.
O design da paisagem mistura o estilo dos jardins românticos do século XIX com uma estética mais contemporânea. Inspirado nos jardins de Tivoli de Copenhaga, o OxyGen terá vários tipos de arbustos e ervas, assim como elementos esculturais ligados ao jardim. Todo o empreendimento será altamente ecológico e sustentável, uma marca típica dos trabalhos da Stephane Malka.
[nggallery id=2849 template=greensavers]