Paris construiu alojamentos para sem-abrigo no bairro mais elitista da cidade
Como os residentes do 16th arrondissement estão a criticar a decisão de Anne Hidalgo, mayor de Paris, em construir alojamentos para os sem-abrigo junto às suas casas.
A câmara de Paris pediu à Moon Architectures para desenhar um alojamento para albergar 200 sem-abrigos, um edifício de madeira que passa despercebido e que cumpre com eficiência a sua função. No entanto, este alojamento está a criar uma polémica na Cidade das Luzes: a razão? Ele foi colocado no parque público Bois de Boulogne, no 16th arrondissement, um dos locais mais elitistas da cidade e, por que não dizer, do mundo.
Segundo os habitantes deste bairro, o alojamento para sem-abrigo vai “estragar” o local e só lá foi colocado porque a mayor socialista, Anne Hidalgo, tem um plano para atacar os mais privilegiados.
“Acho que a nossa mayor acorda todos os dias a perguntar-se como pode chatear os burgueses do 16th [arrondissement]”, de acordo com um dos residentes do local.
Segundo o CityLab, esta não é a primeira vez que Hidalgo tenta integrar várias classes sociais no mesmo bairro. No Inverno de 2014, ela adoptou uma nova legislação para aumentar os níveis de habitação barata nas zonas onde a renda é mais elevada. E Hidalgo não é a única presidente de câmara – ou mayor – a tentar fazê-lo. Em Washington D.C., Muriel Bowser enviou vários alojamentos sem-abrigo para diferentes bairros, incluindo para os mais ricos.
Segundo os habitantes do 16yh arrondissement – ou 16º bairro -, o plano de Hidalgo é, sobretudo, atingi-los, uma vez que naquele bairro ninguém terá votado nela. “Não quero estranhos perto de minha casa”, admitiu outro dos residentes ao City Lab. “Já estão a começar as romarias aos nossos caixotes do lixo, todas a manhãs. Não têm meios de subsistência, por isso vão vaguear e roubar”.
No entanto, a generalidade dos parisienses estão de acordo com a medida e até acham que estes protestos revelam o desconhecimento que os habitantes do 16th arrondissement têm do resto da cidade. É que existem 1.000 habitações para sem-abrigo no 12th e 20th arrondissement, enquanto o 16th arrondissement só tem 18. Por outro lado, uma pesquisa recente publicada pelo Washington Post sugere que a presença de alojamentos sem-abrigo junto a uma determinada área ou bairro não aumenta o número de crimes nem reduz o valor da propriedade.
[nggallery id=2912 template=greensavers]