Costa dos Açores coberta por sistema de vigilância



A faixa costeira dos Açores vai ser coberta pelo sistema de vigilância “Costa Segura”, cuja função prioritária é apoiar os capitães dos portos no exercício das suas competências, mas também monitorizar a navegação, contribuindo para a deteção de atividades ilícitas no mar, como a pesca não autorizada.

O sistema de vigilância “Costa Segura”, cuja implementação foi anunciada esta semana pelo vice-almirante e comandante da Polícia Marítima Silva Ribeiro, é equipado com um radar com uma cobertura de 24 milhas (cerca de 45 kms), uma câmara óptica térmica com capacidade de visão diurna e nocturna e um alcance de cerca de três quilómetros. Também possui um sistema automático de identificação (AIS) e seguimento de alvos, com alarmes associados, rádio vhf e um “software” de integração e gestão da informação.

As imagens captadas pelos equipamentos do programa serão partilhadas com a Marinha entre outras autoridades marítimas, pelo que constituirá uma importante ferramenta de defesa e controlo das actividades que se desenvolvem no mar.

Segundo Silva Ribeiro também está prevista a implementação do programa “Costa Segura” junto às águas costeiras de todo o país ao longo de 2017 e 2018.

Foto: Américo Almeida / Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...