Mora perto de uma zona com muito trânsito? O risco de demência é maior para si



Se mora perto de um local com muito tráfego saiba que corre mais 7% de risco de sofrer de demência. As conclusões são de um estudo realizado por um grupo de médicos dos Estados Unidos e do Canadá que descobriu que as pessoas que moram perto de estradas com muito trânsito têm maior probabilidade de vir a sofrer de demência no futuro.

Ao longo de 11 anos, entre 2001 e 2012, os investigadores observaram dois milhões de canadianos chegando à conclusão que as pessoas que vivem a menos de 50 metros de uma estrada muito movimentada terão mais possibilidades de desenvolver demência no futuro. Para aqueles que habitam entre 50 a 100 metros de distância do trânsito a probabilidade diminui para 4%, e para as pessoas que vivem entre 101 a 200 metros de vias movimentadas o risco de demência desce para os 2%.

Para Hong Chen, autor do estudo, esta é uma questão de saúde pública, uma vez que o “aumento da população e a urbanização levaram muitas pessoas a aproximar-se do trânsito”, algo já provado como sendo prejudicial, essencialmente pela exposição a elevados níveis de poluição.

Em todo o mundo, perto de 50 milhões de pessoas sofrem de demência e até 2050 a Organização Mundial de Saúde estima que esta perturbação poderá afectar cerca de 135 milhões de indivíduos. As causas para esta doença ainda são desconhecidas, mas a idade, genética, falta de exercício, alimentação pouco saudável, tabaco e agora o trânsito, são apontados como factores de risco.

Foto: via Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...