Grous estão a passar menos tempo na Península Ibérica e a culpa é das alterações climáticas



As alterações climáticas não têm apenas impacto na vida humana, afetam também diferentes espécies de animais e os seus habitats. Os ecossistemas sofrem consequências, e os animais tendem a alterar aos seus percursos de migração em torno do clima a que estão adaptados e da procura por alimento, que começa a escassear em algumas regiões.

A espécie de ave Grou, de nome científico Grus Grus, começou a alterar os seus padrões de migração na Europa Ocidental durante o Inverno. Segundo um estudo da revista Avian Conservation and Ecology, as alterações climáticas estão a fazer com que os Grous abandonem as áreas da Península Ibérica mais cedo, e partam para o Norte da Europa.

A investigação foi feita entre 1973 e 2018 no local principal onde se estabilizam, a Lagoa Gallocanta, em Aragão, Espanha. Os especialistas destacaram fatores como a variação do nível da água da lagoa (que diminuiu), a percipitação, e o aumento da temperatura do ar (0,3°C por década) responsáveis pela antecipação da migração de primavera.

José María Orellana, da equipa, explicou à revista Ecoticias que as mudanças no clima e a desertificação são um risco sério; “Além da maneira como afeta as espécies nas suas rotinas migratórias, é previsível que as alterações causem desequilíbrio nos ecossistemas que os Grous ou outras aves migratórias ocupam.”





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...