Pólo Sul está a aquecer três vezes mais rápido que o resto do planeta
O Pólo Sul aqueceu três vezes mais rápido que o resto do planeta nos últimos 30 anos devido às temperaturas mais quentes do oceano tropical, segundo um novo estudo.
A temperatura da Antártida varia muito de acordo com a estação e a região e, durante anos, pensava-se que o Pólo Sul permanecia frio mesmo quando o continente aquecia.
Investigadores da Nova Zelândia, Grã-Bretanha e Estados Unidos analisaram 60 anos de dados de estações meteorológicas para mostrar o que estava a causar o aquecimento acelerado.
Os cientistas descobriram que as temperaturas mais quentes do oceano no Pacífico ocidental tinham diminuído ao longo das décadas a pressão atmosférica sobre o mar de Weddell, no sul do Atlântico.
Por sua vez, isto aumentou o fluxo de ar quente diretamente sobre o Pólo Sul – aquecendo-o em mais de 1,83 ° C desde 1989.
Os autores da pesquisa disseram que a tendência de aquecimento natural provavelmente foi impulsionada pelas emissões de gases de efeito estufa provocadas pelo homem e poderia estar a ocultar o efeito de aquecimento da poluição de carbono sobre o Pólo Sul.
Os dados mostraram que o Pólo Sul – o ponto mais remoto da Terra – agora está a aquecer a uma taxa de cerca de 0,6 ° C por década, comparado com cerca de 0,2 ° C no resto do planeta.