Feroz, destemida e venenosa. Eis a formiga bulldog, a mais perigosa do mundo
A Myrmecia pyriformis, conhecida como formiga bulldog, usa as suas picadas e mandíbulas para dominar e envenenar os inimigos.
A formiga bulldog ganhou este nome devido à sua ferocidade e determinação com que desfere ataques. É extremamente agressiva e enfrenta sem medo outros animais ou mesmo os seres humanos. Há registos de pelo menos três mortes humanas registadas, devido às picadas desferidas por esta espécie de formiga.
Existente nas regiões costeiras da Austrália e na Tasmânia, esta formiga pode medir até 40 milímetros, tem uma cor avermelhada e o seu ferrão está cheio de veneno.
Contrariamente à maioria das formigas, esta espécie tem uma visão aguçada, o que lhe permite ver os inimigos a quase um metro de distância. Graças ao seu comportamento agressivo partem muitas vezes ao ataque, caçando insectos com tamanho maior que elas e, inclusive, picando seres humanos para se defender.
Como a maioria das espécies de formigas, as colónias destas formigas estão localizadas no subsolo. No entanto, a entrada de sua colónia geralmente está oculta, o que lhes dá vantagem quando é necessário atacar um inimigo ou uma presa.
As formigas atacam quando se sentem ameaçadas, usam as suas mandíbulas fortes para prender a vítima e depois espetam o ferrão cheio de veneno. A picada destas formigas é extremamente dolorosa para o ser humano e pode resultar em uma reação alérgica perigosa.