Primeira biosílica de cana-de-açúcar do mundo descoberta por investigadores portugueses



A primeira biosílica do mundo proveniente de cana-de-açúcar foi descoberta por investigadores do laboratório CBQF da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, em uma parceria com a Amyris Bio Products Portugal.

Este novo produto vegetal é uma alternativa sustentável e biológica a ser utilizada na indústria cosmética. A sílica tradicional é feita de areia, pelo que a sua substituição ajuda a preservar este recurso natural e os locais onde se encontra.

“A biosílica sustentável é obtida a partir de cinzas de cana-de-açúcar, provenientes da queima de subprodutos das indústrias produtoras de açúcar para geração de energia, incluindo as folhas resultantes do processo da colheita da planta e do bagaço, material fibroso obtido após extração do xarope de açúcar”, explicam em comunicado.

O produto já está a ser comercializado pela Aprinnova e é 100% seguro e limpo.

O projeto teve a participação de mais de cem investigadores de diversas áreas, o que permitiu “em dois anos criar um novo ingrediente bem aceite pelo mercado e que respeita os princípios da economia circular e do desenvolvimento sustentável”, afirma Manuela Pintado, coordenadora do projeto Alchemy em Portugal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...