Sabia que os crocodilos engolem pedras para ficarem mais tempo debaixo de água?
Os crocodilos têm um estômago bastante resistente devido à sua alimentação, pois alimentam-se de tartarugas ou até mesmo girafas. E, embora sendo invulgar, comem pedras de grande dimensão, pois são úteis para mergulhar. Como passam boa parte da sua vida na água, seja para capturar outros animais ou para minimizar o risco de serem vítimas de predadores, a ingestão de pedras permite que fiquem submersos por mais tempo e maximizem seu tempo na água.
Os cientistas envolvidos no estudo realizaram experiências com sete exemplares (Alligator mississippiensis) em laboratório, nos quais mediram quanto tempo os animais permaneciam debaixo de água antes e depois de engolirem pedras. As porções correspondiam a cerca de 2,5% do peso dos crocodilos.
Os cientistas observaram cada um durante 21 mergulhos antes de engolirem as pedras, e outros 21 depois. A partir daí descobriram que, após a ingestão dos pedregulhos, o tempo em que os répteis permaneciam submersos aumentava, em média, 88% e podia chegar até 35 minutos mais do que aqueles que mergulhavam sem as ingerir.