O mistério chegou ao fim: afinal, as enguias americanas podem mesmo reproduzir-se no Mar de Sargaço



Os especialistas já especulavam  desde 1904 que a enguia americana (Anguilla rostrata) tivesse como local de reprodução o Mar de Sargaço, no Oceano Atlântico, e embora lá se encontrassem larvas da espécie, nunca se tinha conseguido comprovar.

Um estudo da Universidade Laval no Canadá, publicado na revista Nature, trás agora luzes sobre a ideia. A equipa colocou transmissores via satélite em 38 enguias, 22 na Nova Escócia e 16 no Estuário de Saint Lawrence. Após algumas semanas, 28 estavam em diferentes partes do Atlântico, confirmando a ideia de que estas seguem uma rota migratória para o alto mar. Além disso, uma das enguias percorreu mais de 2 mil quilómetros e seguiu para o Mar de Sargaço, revelando assim a primeira evidência deste feito.

“Os dados mostram que as enguias não seguem todo o litoral, podem fazer a rota em apenas algumas semanas, e realmente vão até o mar de Sargaço. Sabíamos que milhões de enguias americanas migravam para se reproduzirem, mas ainda ninguém tinha observado adultos em alto aberto ou no mar de Sargaço. Para um cientista isto foi um mistério fascinante”, afirma Julian Dodson, Professor e Supervisor da equipa, na revista Science.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...