Todos os botos de rio do mundo agora ameaçados (e a culpa é dos humanos)



O boto tucuxi, que vive na bacia do rio Amazonas, foi incluído na lista de espécies em perigo de extinção. Isso significa que todas as quatro espécies de golfinhos de água doce conhecidas no mundo estão agora ameaçadas. A chamada Lista Vermelha é elaborada e atualizada periodicamente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), sendo um guia amplamente utilizado na preservação do meio ambiente em todo o mundo.

A organização alerta que o tucuxi tem sido muito afetado pela mortalidade acidental provocada por equipamentos de pesca, por barragens construídas em rios e também pela poluição. Diante da situação de perigo que agora enfrentam todos os botos de água doce, a IUCN pede que se eliminem as chamadas redes de emalhar utilizadas na pesca, que se reduza o número de presas no habitat desses animais e que se cumpra a proibição de matá-los intencionalmente.

No Brasil, há pescadores que os caçam e matam ilegalmente, transformando-os em isco para um peixe-gato a que chamam piracatinga. Isto está a pôr a espécie numa situação de extrema vulnerabilidade. Em Janeiro deste ano, deixou de estar em vigor uma moratória contra a pesca de piracatinga. Ambientalistas e investigadores têm apelado à sua renovação. “São criaturas muito especiais, extremamente inteligentes e podem demonstrar um conjunto de comportamentos semelhante ao dos humanos”, disse Natanael dos Santos, da Reserva Mamirauá, dirigida pelo instituto de investigação Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia (INPA), citado pelo site científico Mongabay.

De todas as espécies de golfinhos de rio, o boto-cor-de-rosa da Amazónia é a maior: os machos podem chegar a medir 2,5 metros de comprimento e pesar até 200 quilos. As fêmeas, um pouco menores, chegam a medir 2,2 metros e a pesar 150 quilos. O corpo é flexível, visto que precisam de ser ágeis para se desviarem de obstáculos, como troncos caídos na água, e para capturar as suas presas. Além de peixes, eles podem comer também moluscos e crustáceos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...