Jatos privados: Reino Unido e França são os países europeus que mais poluem



Embora o número de pessoas que tem jatos privados e que se desloca com este meio de transporte seja reduzido, isso não significa que o seu impacto no ambiente seja na mesma medida. O novo relatório da Transport& Environment (T&E) revela, entre outros resultados, que estes voos correspondem a 50% das emissões globais da aviação.

De acordo com os dados disponibilizados pelo documento, os jatos privados poluem 5 a 14 vezes mais que um avião comercial, e 50 vezes mais do que um comboio. Além disso, as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos jatos privados europeus aumentaram 31% entre 2005 e 2019. Um voo de quatro horas emite o equivalente à media de uma pessoa em meio ano.

Entre os países europeus, o Reino Unido e a França são os que mais poluem através deste meio de transporte privado, representando quase 40% das emissões provocadas pelo mesmo no Continente. Portugal também aparece no ranking dos 10 países mais poluentes em 9.º lugar, representando 2,3% das emissões de CO2.

O relatório faz três recomendações, para reduzir a pegada carbónica provocada por estes viajantes:

  1. Até 2030 se implemente a regra de que apenas aeronaves elétricas ou movidas a hidrogénio verde possam voar abaixo de 1.000 km dentro da Europa;
  2. Até ao mesmo ano, e até que a lei mencionada no ponto anterior entre em vigor, seja dado um imposto com base na distância do voo e no peso da aeronave de todos os voos que partam da Europa;
  3. Até ao desenvolvimento de novas tecnologias, os proprietários e as companhias devem reduzir substancialmente o uso dos jatos privados.

Andrew Murphy, Diretor de aviação da T&E, afirma: “Voar num jato particular é provavelmente a pior coisa que se pode fazer pelo meio ambiente, e ainda assim os super-ricos super poluidores estão a voar por aí como se não houvesse crise climática” aponta, acrescentando “mas como a maioria das distâncias que atraem voos privados são distâncias idealmente adequadas para a primeira geração de aeronaves de baixa emissão, os voos privados podem ser usados ​​de forma construtiva para limpar o setor. Este pode ser o momento Tesla da aviação. Os legisladores europeus precisam de começar a taxar com urgência os jatos particulares movidos a combustível fóssil e proibir o seu uso até 2030. Parte da receita obtida com os aviões particulares poderia então ser investida em tecnologia mais verde que poderia limpar os voos para todos”, conclui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...