Stress faz com que o cabelo fique grisalho, mas este fenómeno pode ser reversível



Um novo estudo do Centro Médico Irving da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, sugere que embora o stress provoque o envelhecimento e a mudança da cor do cabelo para um tom grisalho, este fenómeno pode ser reversível.

A equipa de cientistas utilizou um método no qual captou imagens detalhadas de minúsculas partes de cabelo humano para quantificar a extensão da perda de pigmento (grisalho) em cada uma. Cada parte tinha cerca de 0,05 milímetros de largura, representando cerca de uma hora de crescimento do cabelo. Foram analisados os cabelos de 14 voluntários saudáveis, comparando diferentes níveis diários de stress.

Os resultados demonstraram que alguns fios de cabelo recuperavam a sua cor original quando o stress era eliminado, uma descoberta que contraria estudos recentes que indicam que esta mudança causada pelo fator stress é permanente.

“Houve um indivíduo que saiu de férias e cinco fios de cabelo dessa pessoa voltaram a escurecer durante as férias, sincronizados no tempo”, afirma Martin Picard, professor de medicina comportamental (em psiquiatria e neurologia) da Universidade de Columbia.

“Compreender os mecanismos que permitem que os cabelos grisalhos ‘velhos’ regressem ao seu estados pigmentado ‘jovem’ pode trazer novas pistas sobre a maleabilidade do envelhecimento humano em geral e como ele é influenciado pelo stress”, explica o autor. “Os nossos dados somam-se a um crescente conjunto de evidências que demonstram que o envelhecimento humano não é um processo biológico linear e fixo, e que pode, pelo menos em parte, ser interrompido ou mesmo temporariamente revertido”.

De acordo com a investigação, os autores concluíram que o cabelo precisa de atingir um limite antes de se tornar grisalho. “Na meia-idade, quando o cabelo está perto desse limite por causa da idade biológica e outros fatores, o stress vai empurrá-lo para além do limite e fazer a transição para o grisalho”. Por outro lado, acrescenta Martin Picard, “não achamos que reduzir o stress em uma pessoa de 70 anos que tem o cabelo grisalho há anos vá escurecer os seus cabelos, ou que aumentar o stress em uma criança de 10 anos será o suficiente para derrubar seus cabelos além do limite cinza”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...