TransforMAR alarga edição deste ano a cinco praias fluviais



O projeto TransforMAR alargou a sua intervenção a cinco praias fluviais, que se juntam às 15 praias marítimas dos anos anteriores, na transformação de plástico recolhido em donativos monetários, foi hoje anunciado.

“Depois de, nos últimos três anos, ter recolhido mais de 50 toneladas de resíduos plásticos e metal nas praias portuguesas, o projeto TransforMAR está de volta para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos”, revelam os promotores do projeto.

Em 2020, na última edição, a iniciativa contou com oito ações de limpeza e 5,4 toneladas de plástico recolhido que reverteram em 1.000 euros para 15 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Este ano, “o plástico será igualmente convertido em donativos monetários para IPSS, escolhidas pelas Câmara Municipais das praias aderentes, para que sejam aplicados em projetos de impacto ambiental”, explicam em comunicado.

À semelhança de anos anteriores, a TransforMAR “disponibilizará um depósito próprio, onde os veraneantes devem colocar os seus resíduos de plástico e metal, evitando que este acabe nos rios, lagos e mar”.

As ações, da iniciativa do supermercado Lidl e da Eletrão, Associação de Gestão de Resíduos, decorrerão durante os meses de julho, agosto e setembro.

A TransforMAR tem ainda como parceiros a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a organização ambientalista Quercus, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo 2º ano consecutivo, a Brigada do Mar.

“Paralelamente, em parceria com a associação Brigada do Mar, o TransforMAR irá promover ainda, ao longo do ano de 2021, várias ações de limpeza de praias marítimas e fluviais, tendo a primeira decorrido na terça-feira, dia 29 de junho, na praia fluvial Palheiros e Zorro em Coimbra”, acrescentam.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...