Moçambique vai exportar 600 toneladas de resíduos recicláveis
A Associação Moçambicana de Reciclagem (Amor) anunciou hoje que o país vai exportar anualmente 600 toneladas de resíduos recicláveis para África e Ásia, no âmbito do Mecanismo de Recuperação de Moçambique.
“Temos fábricas processadoras aqui na cidade da Beira, que tratam vários tipos de resíduos recicláveis e que exportam. Nós, até agora, temos uma capacidade de exportar 600 toneladas de lixo reciclável”, disse à agência Lusa Alfredo Zunguzi, gestor de projetos na Amor.
Zunguzi avançou que os resíduos recicláveis são na sua maioria recolhidos nas praias, mercados e lixeiras da cidade por agentes coletores e depois levados a pequenas indústrias para processamento, com objetivo de exportação, através do porto da Beira.
“Temos cerca de 90 pequenas indústrias parceiras da associação, que diariamente processam e exportam os resíduos recicláveis para China e África do Sul, para a produção de diferentes objetos”, afirmou.
No ano passado, o centro do país, concretamente a cidade da Beira, instalou centros de tratamento de resíduos (CTR) destinados a apoiar e contribuir para o desenvolvimento sustentável das zonas onde foram colocadas as vítimas do ciclone Idai, que afetou a região em 2019.