Vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção e IPMA alerta Arquipélago da Madeira
O vulcão Cumbre Vieja, situado na ilha de La Palma, no Arquipélago das Canárias, entrou em erupção no início da tarde deste domingo. Desde o dia 11 de setembro que se registava uma grande atividade sísmica na ilha, com a deteção de mais de 1.500 sismos, tendo sido colocada em “alerta amarelo” devido ao risco de erupção vulcânica.
O presidente das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, indica que existem cerca de 17 a 20 milhões de metros cúbicos de lava, cuja temperatura à superfície pode atingir os 1975 graus, e que se prevê que a coluna de fumo e cinzas vulcânicas chegue aos 1500 metros de altura. Como confirma, até ao momento já foram evacuadas perto de 5 mil pessoas de La Palma.
Em constante acompanhamento da situação está também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que divulgou um comunicado a alertar para o impacto deste fenómeno no Arquipélago da Madeira. “Os efeitos mais prováveis da erupção do Cumbre Vieja na Região Autónoma da Madeira estão associados ao transporte de cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, designadamente CO2 [dióxido de carbono] e SO2 [dióxido de enxofre]. A previsão para os próximos dias aponta para vento dominante do quadrante norte, pelo que o impacto previsto para esta região não deverá corresponder a uma situação crítica”, explica.
A ilha espanhola encontra-se a 460 quilómetros de distância do arquipélago, razão pela qual o Instituto vai continuar a seguir de perto a situação, prevendo eventuais efeitos nas ilhas da Madeira e de Porto Santo.