Marca portuguesa vence em duas categorias do German Design Award
A marca portuguesa Marita Moreno venceu duas categorias do German Design Award 2022, um concurso internacional criado pelo German Design Council que reconhece os melhores projetos em termos de inovação e design. O modelo de calçado “Dali Azores” distinguiu-se nas categorias “Excellent Product Design” e “Eco Design”.
A ética, a transparência na produção e a responsabilidade social conjugadas com o seu compromisso de sustentabilidade fizeram com que Marita Moreno saísse premiada nas duas vertentes. O Dali Azores é um modelo de sapato clássico com um twist, produzido em Portugal, com o exterior em cortiça portuguesa e tecelagem artesanal, e uma sola em borracha natural. Com atacadores laterais, este modelo é enriquecido pela tecelagem artesanal da artesã certificada Eduarda Vieira, utilizando um fio têxtil, o CORK-a-TEX, feito de cortiça e algodão da Sedacor. É ainda embelezado pela técnica de Repasso Açoriano, utilizando tom sobre tom numa paleta de cores natural.
Para Marita Setas Ferro, diretora criativa da marca Marita Moreno, este prémio “veio reforçar a importância que o design tem como elemento agregador na sociedade, uma vez que para este modelo Dali Azores, conjugamos tecnologia, indústria e artesanato, num só produto. Para irmos mais longe na sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental, importa procurarmos alternativas, uma vez que o sector da moda é o segundo mais poluidor”.
De momento, o modelo Dali Azores está ainda a concorrer na categoria “Public Choice”, cujas votações decorrem até ao dia 28 de janeiro de 2022. Pode votar aqui.