Castelo Rodrigo e Cumeada reconhecidas como “Melhores Aldeias Turísticas”



Esta quinta-feira, dia 2 de dezembro, a Organização Mundial de Turismo (OMT) distinguiu a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo e a Cumeada como umas das “Melhores Aldeias Turísticas” na primeira edição da “Best Tourism Villages by UNWTO”.

A iniciativa distingue aldeias, de todo o mundo, que preservam o seu legado cultural e histórico e promovem um turismo sustentável. Esta edição contou com 170 candidaturas de 75 países, tendo sido selecionadas e reconhecidas 44 aldeias, entre as quais as duas portuguesas.

Com cerca de uma centena de habitantes e uma considerável atividade económica, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, situada no distrito da Guarda, está localizada no topo de uma colina com uma deslumbrante vista para o vale do Côa, rodeada por uma antiga muralha. Já a aldeia alentejana da Cumeada, localizada em Reguengos de Monsaraz, abriga a sede da Reserva do Dark Sky Alqueva, que foi classificado como o primeiro “Destino Turístico Starlight” do mundo.

“O turismo pode ser um motor de coesão social e inclusão, promovendo uma distribuição mais justa de benefícios em todo o território e empoderando as comunidades locais”, afirma o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. “Esta iniciativa reconhece as aldeias empenhadas em fazer do turismo um forte impulsionador do seu desenvolvimento e bem-estar”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...