MAAC lança aviso que apoia renovação energética de edifícios da Administração Pública
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) lançou esta semana um novo aviso, que tem como finalidade apoiar a eficiência energética de edifícios da Administração Pública. O “Aviso para Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central” tem um investimento de 40 milhões de euros e está enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência.
Esta iniciativa pretende impulsionar a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo, e tem como metas a redução, em média, de 30% do consumo de energia primária nos edifícios e 20% do consumo de água. Os beneficiários deste aviso são, de acordo com o MAAC, as entidades da Administração Pública Central, incluindo o Estado, os Serviços e Fundos da Administração Central, as Instituições Sem Fins Lucrativos da Administração Central, o Setor Público Empresarial, as Entidades Reguladoras e as Entidades Públicas ligadas ao Estado, presentes em Portugal Continental.
As intervenções podem abranger a incorporação de soluções na envolvente dos edifícios, sistemas de produção de energia para autoconsumo, sistemas técnicos e soluções de eficiência hídrica e de controlo inteligente. O desenvolvimento de campanhas de sensibilização e informação são também uma opção.
As candidaturas estão abertas até às 23h59 do dia 30 de março de 2022, no site.