MAAC lança três avisos que vão promover a reflorestação e a biodiversidade
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) acaba de lançar três avisos para financiamento de investimentos na Resiliência dos Territórios face ao Risco, no âmbito do programa de Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa – REACT-EU, com um valor de 26,5 milhões de euros.
O primeiro aviso destina-se ao apoio a 100% de ações de arborização e de rearborização, regeneração natural, controlo de espécies invasoras lenhosas e de gestão de combustível. Este apoio como objetivo reduzir o risco de incêndios rurais, bem como maximizar os bens e serviços de ecossistemas e diversificação e multifuncionalidade das áreas rurais florestais. Com um investimento de 15 milhões de euros, tem como beneficiários agrupamentos e unidades de baldios.
No segundo aviso, pretende-se combater a desertificação dos territórios, através do apoio de ações de beneficiação e restauro de ecossistemas mediterrânicos, que podem ser complementadas com iniciativas que promovam o conhecimento científico e tecnológico sobre biodiversidade. Com um investimento de 10 milhões de euros, tem como beneficiários organizações de produtores florestais, municípios, entidades não governamentais de ambiente e entidades da administração públicas proprietárias de terrenos.
O terceiro aviso quer criar e aumentar os espaços verdes e ilhas-sombra, que contribuam para o arrefecimento natural do meio ambiente urbano. Com um investimento de 1,5 milhões de euros, tem como beneficiários municípios, empresas e associações locais com protocolo com os municípios e organizações não governamentais de ambiente.