Enterros em recifes de coral são a nova tendência para os amantes do mar
Há cada vez maneiras mais diversas de homenagear um ente querido na hora da morte, sendo que muitas vezes, esta opção é previamente escolhida pela pessoa ainda em vida. Os enterros em recifes de coral são agora uma nova tendência para os amantes do mar. Esqueça os cemitérios e as lápides: para visitar o seu familiar ou amigo, precisa de dar um mergulho ao fundo do mar.
A Eternal Reefs é uma ONG sediada no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, que permite às pessoas fazer um tributo a um ente querido no mar, utilizando as cinzas da cremação e cimento com pH neutro para construir uma imitação de um recife de coral. Após a colocação, as coordenadas GPS do túmulo são depois dadas aos familiares e amigos.
Em termos de personalização, é possível juntar as cinzas de um animal de estimação, mas também pequenas lembranças seguras para o ambiente no interior, ou mensagens e impressões no exterior do túmulo.
Estes memoriais são colocados em zonas costeiras permitidas pelo governo e, em poucos meses, transformam-se em verdadeiros habitats para a vida marinha. Até ao momento, existem mais de 2 mil recifes de coral eternos em 25 localidades do país, que vão desde a Flórida até Nova Jersey. Como refere a organização, trata-se de uma solução alinhada com a sustentabilidade ambiental, porque além de respeitar o ambiente marinho, promove a biodiversidade local.