Dicas para reaproveitar a água da chuva em casa
A água da chuva colhida pode ser utilizada para diversos fins dentro e fora de casa. Cada litro de água da chuva utilizado reduz a dependência do proprietário da água da rede.
Serve igualmente para cortar as contas de água e reservar água limpa para cozinhar e beber. Em alguns casos, um sistema de captação de água da chuva pode reduzir o uso de água da rede doméstica em até 50%.
É claro que a quantidade de água da chuva que pode ser utilizada depende do tipo de sistema e do volume do tanque de armazenamento, bem como das necessidades de uso da casa. Algumas utilizações também precisarão de filtragem e purificação adicionais antes que a água da chuva seja adequada para uso humano.
Estas são as seis formas mais comuns para reaproveitar a água da chuva
Fora da casa
1) Rega do Jardim
Algumas casas utilizam centenas de litros de água potável todos os anos para regar o seu jardim, seja por meio de mangueiras ou regadores, ou por meio de sistemas de aspersão automatizados. Com o nosso clima cada vez mais errático, mudando radicalmente de ondas de calor para chuvas em questão de dias, os proprietários estão a tornar-se mais dependentes dos sistemas de irrigação do jardim para irrigar a sua relva, plantações e canteiros de flores.
Os sistemas de captação de águas pluviais desempenham um papel crucial na redução da pressão na rede de água em momentos de alta procura e baixa oferta, por exemplo. E, claro, as plantas preferem a água da chuva sem cloro à água da rede.
2) Lavagem de carros
Uma mangueira média gasta cerca de 10 litros por minuto, enquanto um balde doméstico pode conter 15 litros de água. Não é surpresa, portanto, que um proprietário possa facilmente usar de 10 a 100 litros de água cada vez que lava o carro, sendo a média de 35 litros. É um argumento aberto sobre se a lavagem com mangueira ou balde é mais eficiente em termos de água, com algumas pessoas a alegar que usar uma mangueira com um acessório de pressão usa menos do que lavar com um balde. Seja isso correto ou não, qualquer um dos métodos utiliza água da rede – água purificada e potável que é tratada para consumo humano. Utilizar água da chuva para lavar carros é muito mais preferível e ecologicamente correto. Pergunte a qualquer limpador de janelas e a maioria preferirá a água da chuva para dar um acabamento limpo, livre de estrias e manchas.
3) Enchimento de lagos e outros recursos do jardim
Os lagos também são muito melhor preenchidos com água da chuva devido à sua natureza suave e ao facto de serem livres de resíduos de cloro que podem afetar negativamente a vida selvagem.
Dentro da casa
4) Lavagem da casa de banho
Dentro de casa, o uso mais comum da água da chuva é para a descarga do autoclismo. Para isso, a água da chuva requer apenas uma boa filtragem, para remover detritos e partículas que possam descolorir a água ou bloquear as válvulas. Autoclismos mais antigos podem usar até 13,6 L por descarga, enquanto as casas de banho modernas com descarga ecológica usam apenas 4 L. Mesmo assim, em média descarregamos 34,5 litros na curva em U todos os dias, um volume que pode aumentar rapidamente nas casas da família. Nestes casos, o investimento necessário para conectar um sistema de captação de chuva com a cisterna da casa de banho se paga rapidamente.
5) Lavagem de roupas
A água da chuva colhida também é excelente quando utilizada para lavar roupas, principalmente em áreas de água dura. A água da chuva, sendo naturalmente macia, usará menos detergente e evitará o acúmulo de calcário, prolongando a vida útil da máquina. Mais uma vez, para este fim, não será necessário nada mais do que uma boa filtragem mecânica, idealmente para menos de 0,5 mm (500 mícrons). Reduzir a água da rede utilizada na máquina de lavar representará uma economia significativa para a maioria das famílias, pois este é um dos principais usos domésticos da água, além da descarga da casa de banho.
6) Limpeza Geral Doméstica
A água da chuva pode ser utilizada para todos os tipos de limpeza tanto em ambientes internos quanto externos. Sem teor de cálcio ou cloro, é ideal para lavar pisos, janelas, etc. e não deixa manchas e riscos.
Finalmente uma nota sobre água para lavagem pessoal; embora a água da chuva seja utilizada para tomar banho em muitas partes do mundo, pode haver um risco associado ao uso de água da chuva para banho. Isto deve-se ao facto de que um bom sistema de colheita terá filtragem capaz de remover partículas finas, mas isso não lida com bactérias e outros micro-organismos. Embora estes não sejam um problema para a maioria dos usos, quando a água está na forma de vapor (ou seja, vapor do banho ou chuveiro), esses organismos podem ser facilmente ingeridos.
No entanto, quando necessário, a água recolhida pode ser filtrada e tratada de acordo com as normas de águas balneares da UE. Isto geralmente é feito utilizando desinfecção UV, que é segura, confiável e não prejudica a qualidade da água. Geralmente este sistema é utilizado apenas onde não há água da rede, pois é caro de instalar e muitas vezes não é possível para a maioria das propriedades domésticas coletar água suficiente.