Brigada Do Mar e DGRM unem-se para combater lixo marinho
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a Brigada Do Mar, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, juntaram-se numa parceria que tem como objetivo combater o lixo marinho na costa portuguesa.
Uma das principais áreas de colaboração entre a DGRM e a Brigada do Mar é no campo da Diretiva Quadro Estratégia Marinha – Diretiva Europeia para proteger a qualidade ambiental dos mares dos países europeus – sendo um dos 11 indicadores de monitorização precisamente o lixo marinho. A colaboração em causa será também de grande relevância na atuação no espaço europeu, mais alargado de toda a costa atlântica nordeste, integrando a Convenção OSPAR, dedicada a combater a poluição do oceano Atlântico Nordeste.
Por outro lado, a recolha de dados do lixo marinho retirado do ambiente e a monitorização de hotspots de concentração de resíduos, serão instrumentos essenciais para a participação em grupos de trabalho internacionais e de decisão sobre diversos temas, como por exemplo, a regulação de aspetos da navegabilidade e a regulação das diferentes atividades no mar e na costa em matéria de resíduos.
De referir que através das suas ações no terreno, a Brigada do Mar já conseguiu retirar mais de 901 toneladas de resíduos das praias com a ajuda de 7.680 voluntários.