Rota pelo rio Minho passeou 5.400 turistas entre eurocidades do Alto Minho e Galiza



A rota fluvial do rio Minho, promovida pelas eurocidades Monção – Salvaterra de Miño e Valença – Tui, no Alto Minho e Galiza, levou a passear pelo curso internacional de água, entre fevereiro e outubro, 5.400 turistas, foi hoje divulgado.

Em comunicado hoje enviado às redações, a autarquia de Monção, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que aquela campanha turística integrada no projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” transportou os 5.400 participantes em 350 passeios curtos e 100 passeios longos”.

Segundo a autarquia, “além de proporcionar passeios fluviais relaxantes, a Rota Fluvial do Rio Minho deu a conhecer o diversificado património natural, cultural e etnográfico das duas eurocidades Monção – Salvaterra de Miño e Valença – Tui, posicionando o rio Minho como um destino turístico único e diferenciador”.

A Rota Fluvial do Rio Minho, apresentada em dezembro de 2021, no cais de embarque de Salvaterra do Miño, na Galiza, “disponibilizou passeios curtos, com duração de uma hora, e passeios longos, com duração de um dia inteiro, proporcionando visitas aos centros históricos das quatro localidades e degustação de produtos locais”.

O resultado da iniciativa que terminou na segunda-feira “foi bastante positivo, confirmando, por um lado, a forte atratividade desta região junto dos visitantes e, por outro, a navegabilidade do rio Minho entre as duas eurocidades”, destaca a nota.

A rota fluvial entrou em funcionamento em finais de fevereiro, coincidindo com o período de Carnaval. “Face à procura, na Páscoa e no verão, houve a necessidade de alargar os horários”.

A Rota Fluvial do Rio Minho “permitiu o reforço do relacionamento entre os parceiros do projeto ‘Rio Minho: Um Destino Navegável’, já bastante positivo, e contribuiu para alargar a oferta turística, cultural e patrimonial dos quatro municípios banhados pelo rio Minho”.

Por se tratar de um projeto com cofinanciamento europeu, ao abrigo do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal (POCTEP), tanto os passeios fluviais como as rotas turísticas foram gratuitas.

O projeto “Rio Minho: Um Destino Navegável” pretende ainda “cimentar o conceito ‘Visit Rio Minho’, através do reforço do posicionamento da região no mercado nacional e internacional, assegurando, com isso, uma vantagem competitiva em relação a outros destinos”.

Promover o valor natural e paisagístico do corredor ambiental do rio internacional Minho, uma área classificada como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 nos dois lados da fronteira, e implementar ações de recuperação, uso sustentável e compartilhado daquele curso internacional de águas são outras das apostas.

O projeto também pretende “aumentar a relação da população com as áreas ribeirinhas e os ecossistemas associados e conscientizar a comunidade local para a necessidade da sua conservação e valorização”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...