Aliança da Indústria Solar Fotovoltaica da UE quer 30GW de capacidade de produção até 2025
A declaração de lançamento da Aliança vê a Comissão Europeia e os líderes da indústria fotovoltaica europeia comprometerem-se a trabalhar em conjunto para acelerar os investimentos em toda a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica. EIT InnoEnergy foi escolhida para liderar a entrega do plano de ação estratégico recentemente lançado pelo grupo.
A EIT InnoEnergy, o motor de inovação para a energia sustentável em toda a Europa, apoiado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia, foi nomeado pela Comissão Europeia como Secretariado da Aliança da Indústria Solar Fotovoltaica (PV) da UE. A EIT InnoEnergy conta com a participação da SolarPower Europe e do Conselho Europeu de Produção de Energia Solar no comité de direção da Aliança, informa a EIT InnoEnergy em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “para cumprir os objetivos da Estratégia Solar da UE, a EIT InnoEnergy irá liderar a Aliança nas suas ambições de desenvolver e acelerar a indústria fotovoltaica na Europa em todos os segmentos da cadeia de valor para criar a sua posição competitiva no contexto da procura crescente de energia solar fotovoltaica na Europa e no mundo”.
Os objetivos estabelecidos pela Aliança, juntamente com a Comissão Europeia passam por desenvolver uma indústria capaz de fornecer uma capacidade anual de 30 GW até 2025, adicionando 60 mil milhões de euros de novo PIB por ano na Europa e criando mais de 400.000 novos empregos (diretos e indiretos).
Para atingir estes objetivos, a Aliança seguirá um “plano de ação estratégico com sete vertentes, cobrindo as condições-chave para investimentos em capacidades de produção fotovoltaica na Europa”:
– Identificar as dificuldades de produção à escala de produção e fornecer recomendações;
– Facilitar o acesso ao financiamento, incluindo o estabelecimento de vias de comercialização para a produção de energia solar fotovoltaica;
– Fornecer um quadro para ações de cooperação para o desenvolvimento e adoção das mesmas;
– Parcerias internacionais e resiliência global da cadeia de abastecimento;
– Apoiar a base de investigação e inovação solar fotovoltaica;
– Promoção da circularidade e medidas de sustentabilidade;
– Aprimoramento e desenvolvimento de competências através de parcerias e programas de formação;
Segundo a declaração conjunta de lançamento assinada hoje, as primeiras ações prioritárias serão:
- Mobilização de financiamento público e privado para projetos europeus de fabrico de energia solar fotovoltaica. Esta ação pretende aumentar a capacidade, fazendo o melhor uso de todos os instrumentos de financiamento europeus existentes e novos, nomeadamente: a janela do Fundo de Inovação para o fabrico de tecnologias limpas na atual convocatória em grande escala, o capítulo REPowerEU nos planos nacionais de recuperação e resiliência, a contribuição do Banco Europeu de Investimento para expandir a capacidade de fabrico de tecnologias energéticas limpas da UE no contexto do REPowerEU.
- Garantia de condições de igualdade sustentáveis e estímulo da procura de produtos e sistemas fotovoltaicos competitivos, eficientes e sustentáveis.
- Trabalhar na rápida implementação dos requisitos de conceção ecológica dos sistemas e produtos fotovoltaicos e em ações de contratos públicos
- Antecipar os requisitos de competências desta nova indústria com o início da European Solar PV Industry Alliance Academy.
Liderando a implementação de planos, a EIT InnoEnergy irá “solidificar o seu impressionante historial de liderança da European Battery Alliance (EBA). Tendo entregue o fluxo de trabalho industrial da EBA desde o seu lançamento em 2017, a EIT InnoEnergy construiu um plano para o desenvolvimento da cadeia de valor industrial, reunindo as pessoas e os recursos necessários para a aceleração e escala”.
Diego Pavia, CEO da EIT InnoEnergy afirmou: “Estamos honrados por sermos nomeados para liderar o trabalho da Aliança da Indústria Solar Fotovoltaica da UE. Tal como fizemos para as baterias através do nosso trabalho na Aliança Europeia de Baterias, faremos agora para a energia solar fotovoltaica, alavancando o nosso robusto projeto de cadeia de valor industrial e rede de intervenientes para alcançar um rápido desenvolvimento de projetos de fabrico em toda a cadeia de valor solar fotovoltaica para benefício dos cidadãos da UE”.
No lançamento da Aliança, Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, afirmou: “Os países terceiros estão a dar um apoio maciço para desenvolver as suas indústrias de tecnologia limpa e atrair as nossas. A UE precisa de melhorar o seu jogo em termos de investimento e ambiente regulador para que a nossa indústria de tecnologia limpa prospere, crie empregos na Europa e compita a nível global. A nova Aliança Industrial Europeia Solar PV é uma iniciativa chave para diminuir as dependências e aumentar a capacidade de fabrico de tecnologias PV solares da UE para 30 Gigawatt anualmente até 2025 em toda a cadeia de valor”.
Como Secretariado da Aliança, a EIT InnoEnergy facilitará a cooperação empresarial e industrial através da cadeia de valor solar fotovoltaica, irá liderar a implementação do plano estratégico de ação industrial, gerir a adesão, reunir e divulgar informações de mercado, as comunicações assim como a ‘Plataforma de Negócios e Investimento’ da Aliança.
A SolarPower Europe e o Conselho Europeu de Produção de Energia Solar irão juntar-se à InnoEnergy da IET no comité de direção da Aliança como reconhecimento do seu papel como intervenientes-chave da indústria. Juntos, o comité de direção supervisionará a realização do trabalho da Aliança e o Fórum Solar Fotovoltaico Europeu, um grande evento público anual que facilitará discussões políticas e políticas de alto nível.