Investigação aponta melhores práticas para planear infraestruturas de transporte de baixo carbono
Numa investigação com a Harvard Business Review Analytic Services, a Schneider Electric, líder global na transformação digital da gestão e automação da energia, apresenta os conselhos de especialistas sobre a melhor forma de abordar o planeamento e a implementação das infraestruturas do futuro.
O documento examina em detalhe as responsabilidades que os programas de infraestruturas sustentáveis conferem às autoridades de transportes locais e governamentais, bem como as abordagens que podem adotar para as cumprir. Também estabelece as melhores práticas para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica (net-zero) e outras metas definidas para o investimento futuro em transportes, e a necessidade de tirar partido de recursos externos, como líderes da indústria e stakeholders da comunidade.
A investigação encomendada pela Schneider Electric “baseia-se nos profundos conhecimentos analíticos, de reflexão e académicos de numerosos líderes da indústria, incluindo da MIT Mobility Initiative, do World Resources Institute e do Texas A&M’s Transportation Institute”, lê-se em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “uma infraestrutura resiliente e sustentável é um fator-chave para a produtividade e o desenvolvimento económico”. Contudo, as alterações climáticas e o rápido crescimento da urbanização “tornaram ainda mais crucial que governos, municípios, proprietários de infraestruturas públicas, redes de energia e fornecedores de transportes realizem investimentos bem planeados em soluções mais inteligentes e mais ecológicas para suportar o crescimento económico”.
“Estamos em contrarrelógio na guerra contra as alterações climáticas. A descarbonização dos transportes é um dos passos mais importantes para cumprirmos os objetivos climáticos locais, nacionais e internacionais. Contudo, as infraestruturas ‘verdes’ de transporte e mobilidade do futuro serão, na sua maioria, planeadas e implementadas a nível local; é por isso que é tão importante que as autoridades de transportes locais saibam exatamente como começar, que é o que esta nova investigação explica,” afirmou Frederic Godemel, EVP Power Systems & Services da Schneider Electric.
“Num momento em que as catástrofes naturais se intensificam e a urbanização é rápida, os sistemas de infraestruturas estão sob imensa pressão para disponibilizarem serviços resistentes e fiáveis. Uma vez que os ambientes urbanos dependem também fortemente da capacidade das infraestruturas para suportar a eletrificação dos transportes públicos, precisamos de uma revolução verde para manter a energia a fluir, os transportes em movimento e proteger as empresas e a sociedade contra as alterações climáticas”, conclui o responsável.