Pombal lança concurso de quase meio milhão de euros para aumentar eficiência hídrica
A Câmara de Pombal lançou um concurso público, de quase meio milhão de euros, para aumentar a eficiência hídrica do abastecimento de água, quando o grau de cobertura da rede pública no concelho está próximo dos 100%.
O concurso, para a construção, beneficiação e reparação de redes de água, que contempla a reparação de roturas, aplicação/substituição de válvulas de seccionamento, execução de ramais e de pequenas ampliações da rede de abastecimento público de água no concelho, foi publicado em Diário da República na quarta-feira.
O preço base é de 485 mil euros e o prazo de execução de 730 dias.
Numa informação enviada à agência Lusa, o Município de Pombal, liderado por Pedro Pimpão, referiu que o concelho tem atualmente um “grau de cobertura de rede pública de abastecimento de água próximo dos 100%, sendo o mesmo assegurado com recurso a cerca de 1.600 quilómetros de redes/condutas e cerca de 34.300 ramais”.
“Encontrando-se o grau de cobertura satisfeito, importa direcionar esforços para o aumento da eficiência hídrica do abastecimento em baixa”, referiu-se naquele documento, considerando “imprescindível a implementação de ações que visem o reforço da capacidade interna de intervenção, nomeadamente a contratação de uma entidade externa, com disponibilidade de intervenção 24 horas por dia, sete dias por semana, principalmente no que respeita à reparação de roturas de água”.
Aquele município do distrito de Leiria reconheceu a “manifesta falta de capacidade interna para dar resposta atempada e com a qualidade desejada” à execução daqueles trabalhos.
Por outro lado, apontou a “necessidade de afetar os meios internos à execução de operações de manutenção, fiscalização e monitorização de redes”.
Nesse sentido, foi proposta a abertura de procedimento concursal para a execução de trabalhos de reparação de roturas, aplicação/substituição de válvulas de seccionamento, execução de ramais e de pequenas ampliações da rede de abastecimento público de água no concelho, com fornecimento de equipamentos, materiais e mão-de-obra, “incluindo trabalhos de abertura de vala, transporte de terras a vazadouro, reparação de rotura, preenchimento e compactação de vala, reposição de pavimentos e limpeza.