CaetanoBus e Deutsche Bahn assinam acordo-quadro para o fornecimento de autocarros elétricos movidos a hidrogénio
A CaetanoBus e a Deutsche Bahn assinaram o maior acordo-quadro de sempre na Europa para o
fornecimento de autocarros elétricos movidos a hidrogénio, informou a CaetanoBus em comunicado.
Segundo a mesma fonte, “na sequência de um exigente concurso internacional, o operador alemão de
transportes públicos Deutsche Bahn (DB) selecionou a CaetanoBus para o fornecimento da sua frota de autocarros a hidrogénio e já anunciou uma encomenda de 60 unidades , que serão equipados com a nova geração de pilha de combustível da Toyota. Os primeiros autocarros estarão em operação no início de 2024”.
Este acordo-quadro “vem impulsionar as vendas da CaetanoBus do modelo H2.CityGold, o autocarro elétrico movido a hidrogénio da CaetanoBus, que conta já com mais de 115 unidades vendidas para várias cidades europeias na Alemanha, França, Espanha, Dinamarca e Portugal. Arabia Saudita e Austrália têm também autocarros Caetano desde modelo em operação. O veículo é o resultado de uma parceria entre a Toyota e a CaetanoBus, sendo que a empresa portuguesa foi a primeira na Europa a utilizar a tecnologia japonesa”.
O modelo co-branded, entre a CaetanoBus e a Toyota, o H2.City Gold é um autocarro standard 12m de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível Toyota que terá uma potência nominal de 70 kW. Esta Segunda Geração da Pilhas de Combustível da Toyota é mais compacta, mais leve e ainda mais eficiente, fornecendo mais potência, do que a geração anterior.
A Toyota iniciou o desenvolvimento de pilhas de combustível em 1992, sendo que continuou sempre a aperfeiçoar a sua tecnologia do hidrogénio. Os novos módulos da pilha de combustível da segunda geração são agora montados na Europa, nas instalações de Investigação e Desenvolvimento da Toyota Motor Europe (TME), em Zaventem, Bruxelas, explica o comunicado.
Com a nova Geração da Pilha de Combustível, acrescenta, a equipa de engenharia de I&D da CaetanoBus aproveitou também para “melhorar a integração desta nova tecnologia no autocarro, utilizando agora o calor libertado da pilha de combustível para aquecer mais rapidamente o habitáculo do autocarro e proporcionar ainda mais conforto na área dos passageiros e na cabina do motorista. A CaetanoBus está também a implementar outras melhorias que irão potenciar o desempenho do veículo, tais como reduzir ainda mais o consumo de hidrogénio e aumentar o conforto da condução. Todas estas melhorias têm como principal objetivo exceder expectativas dos clientes atuais e futuros”.
O H2.City Gold está também equipado com um conjunto de baterias de tecnologia LTO, com capacidade de 44 kWh e um motor elétrico com uma potência de 180 kW. O H2.City Gold oferecerá uma autonomia de mais de 500 km, sendo capaz de igualar a autonomia dos autocarros convencionais a diesel num único abastecimento. A capacidade de passageiros vai até 81 passageiros (34 lugares sentados e 47 lugares em pé) de acordo com o layout definido pelaDB.
“Esta encomenda da DB é mais um passo importante para a presença de autocarros a hidrogénio da CaetanoBus no mercado alemão, o mais evoluído na adoção de solução de mobilidade a hidrogénio. Até agora, e sem contar com este impressionante número de autocarros para a Deutsche Bahn, existem mais de 55 unidades Caetano H2.City Gold em diferentes cidades alemãs, entre unidades entregues e em produção”.
Thomas Klaus, Head of Buses Procurement Regio Germany da Deutsche Bahn AG, afirma que: “Com este acordo-quadro, a Deutsche Bahn espera ter 60 unidades de H2.City Gold da CaetanoBus em operação até 2026. Os autocarros elétricos movidos a hidrogénio têm a vantagem de serem reabastecidos muito mais rapidamente do que os autocarros elétricos a baterias, sendo que a sua longa autonomia é claramente a grande vantagem desta tecnologia para substituir os autocarros a diesel e promover uma transição suave das nossas operações”.
Nuno Lago de Carvalho, Chief Commercial Officer da CaetanoBus, diz: “estamos orgulhosos de termos sido o melhor fabricante posicionado num concurso internacional altamente exigente e termos sido a empresa escolhida pela Deutsche Bahn, um dos operadores de autocarros mais importantes da Europa. Além disso, estamos também orgulhosos por continuarmos a assumir um papel importante na descarbonização sustentável do sector dos transportes públicos na Europa, nomeadamente ao utilizar tecnologia a hidrogénio para alcançar a neutralidade carbónica”.